+ 55 (67) 4063 - 9158 contato@drolegario.comOlegario de Godoy CRP: 14.000.8 MS | 06.109.05 SP | Ajudando a Viver Melhor!

Linha terapêutica

Home / Linha terapêutica
Linha terapêutica 

Mestrado pela Universidade Loyola, EUA. Estudei com Carl Rogers, adotei a linha humanista existencial. Para Rogers o psicólogo deve ter seu próprio estilo, usar de criatividade, não se prender a uma teoria, e assim com direito a aplicar técnicas de qualquer escola, conforme o caso. Difere da psicanálise por não se prender a uma teoria e a uma técnica. Quem busca ajuda não é um paciente (doente), mas sim um cliente (buscador).

Para Rogers o psicólogo deve ser um facilitador dos processos de cura. As respostas que o cliente procura, este já as tem no próprio inconsciente. Ao psicólogo compete extrai-las. Rogers ficou conhecido por enfatizar o valor, o potencial e a capacidade da pessoa como mais importante do que a gravidade do problema, e assim seu tipo de tratamento foi chamado de psicoterapia “centrada no cliente” (e não no problema). O psicólogo não deve ser distante e frio. Numa de suas palestras, que tenho gravadas ele afirmou:

“Se meu cliente precisar de um ombro para chorar, ofereço o meu”.